terça-feira, julho 03, 2012

FABULANDO

Nós, seres humanos, adoramos contar histórias uns para os outros há muitos e muitos anos. Contamos histórias de amor, histórias de terror, histórias de suspense, histórias fantásticas. Entre essas histórias que contamos estão também as fábulas, uma das narrativas mais antigas da humanidade.
A palavra fábula veio do verbo latino fabulare, que significa "conversar, narrar". Desde as suas origens, as fábulas foram transmitidas oralmente de pai para filho, de avó para neta, de amiga para amigo. São histórias que acontecem num tempo indefinido, bem distante de nós e que costumamos começar com expressões do tipo: " Em um belo dia de inverno..."; "Houve uma vez uma raposa...".
Talvez essas narrativas tradicionais orais tenham sido contadas numa roda,no final da tarde, enquanto homens e mulheres escutavam atentos e crianças brincavam. Talvez elas tenham sido contadas antes de as crianças dormirem, como ainda acontece hoje em dia. De qualquer modo, as fábulas existiram praticamente em todas as épocas e ainda hoje são contadas em muitas culturas.
Quase sempre curtas, essas histórias têm servido para ensinar o que é certo e errado, transmitir os valores éticos e morais das culturas e povos que as criaram. Elas servem de exemplo para todos os que escutam. Por isso, há sempre uma liçãozinha de moral escondida nelas, a tal da "moral da história". Às vezes, essa moral é explicitada ao final, como na famosa fábula da coruja e da águia: "Moral: quem ama o feio, bonito lhe parece". Outras vezes, a moral da fábula não está dita com todas as letras, mas, para o leitor esperto, é bem fácil descobri-la.
Ao longo dos anos, certas fábulas foram sofrendo algumas transformações. Ao serem narradas de geração em geração e, também, ao serem contadas a pessoas de diferentes regiões e de outras culturas, as fábulas foram lentamente se modificando. E até mesmo a moral da fábula pode sofrer alterações ap longo dos anos, dependendo de quem conta.

Clique aqui e saiba sobre a história das fábulas

Clique aqui e leia diversas fábulas 

REFERÊNCIAS

CAMPOS, João; NIGRO, Flávio; RODELLA, Gabriela. Português a Arte da Palavra. 6. ano. São Paulo: AJS, 2009, p. 56.

Nenhum comentário:

SUPERLETRADOS

SUPERLETRADOS
O BLOG DA GALERA DA ESCOLA