sábado, janeiro 20, 2018

OS PORQUÊS - ORTOGRAFIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

O uso dos porquês é um assunto muito discutido e traz muitas dúvidas. Com a análise a seguir, pretende-se esclarecer o emprego dos porquês para que não haja mais imprecisão a respeito desse assunto.

POR QUE
O por que tem dois empregos diferenciados:
Usamos a forma por que sempre que houver junção da preposição por com o pronome interrogativo que. Em outras palavras, pode-se dizer que por que é usado quando podemos trocá-lo por: "por qual razão", "pelos quais", "por qual".

Exemplos:
Os motivos por que me calei são particulares. (pelos quais)
Por que você quer ir lá? (por qual motivo)
Você nem sabe por que ela fez isso. (por qual razão)
Por que você não vai ao cinema? (por qual motivo)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

POR QUÊ
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de "por qual motivo", "por qual razão".

Exemplos:
Por quê?
Você nem sabe por quê.
Você está rindo por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

PORQUE
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de "pois", "uma vez que", "para que".

Exemplos:
Não vim trabalhar porque estava doente. (pois)
Por que você estuda? Porque gosto de aprender. (pois)
Porque a vida não é fácil para ninguém. (uma vez que)
Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois)
Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

PORQUÊ
É um substantivo e tem significado de "o motivo", "a razão" e que só pode ser usado quando precedido de artigo definido (o, a, os, as), pronomes adjetivos (meu, este, esse, aquele) ou numeral (um, dois, três...).

Exemplos:
O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
Eu quero saber o porquê das coisas. (motivo)
Você não me explicou o porquê da sua falta. (uma razão)

REFERÊNCIAS
http://www.ebah.com.br
http://www.brasilescola.com. Sabrina Vilarinho.
http://www.grupoescolar.com
CLIQUE AQUI para responder às atividades sobre "OS PORQUÊS".

Nenhum comentário:

SUPERLETRADOS

SUPERLETRADOS
O BLOG DA GALERA DA ESCOLA